sábado, 19 de março de 2011

Desabafo!


Reproduzo a postagem feita pelo blogueiro Wagner Rafael a quem, desde já, parabenizo pela coragem.


Moral e ética. Blogs e vereadores



Estão com paciência? O texto pode ficar longo

Quero falar de Ética e moral.

Imagino que esse assunto deve deixar muita gente de cabelos e orelhas em pé. Com medo já. Você que, ao ler essas três linhas pensou “será que Wagner vai falar de mim?” deveria dar um tiro na própria cabeça por julgar a si mesmo uma pessoa corrupta e sem moral.

Todos nós temos objetivos na vida. Temos ambições e ganâncias. Tem gente que sonha em casar e ter filhos. Outros querem comprar um carro zero. Há aqueles a quem basta completar um curso superior pra ser feliz. Mas também aqueles que o que querem é juntar dinheiro apenas para esfregar na cara dos outros. Alguns querem ter poder e serem eleitos pelo povo para um cargo.

Para alcançarmos o que queremos, não podemos esperar sentados na cadeira em frente ao computador. Temos que buscar por onde. E é nesse caminho que nos defrontamos com situações que colocam à prova nossa ética e nossa moral.

Falarei, para sintetizar dos desejos de três pessoas. A primeira sou eu.

Eu sonho em ter um carro como o Vectra (pena que tá saindo de linha), um apartamento na avenida Boa Viagem, ir de férias ao exterior todos os anos, ter um par de filhos que me deem orgulho, beber um bom vinho nos fins de semana, ver meu time ser campeão em cima do maior rival, a cachorra de peruca. Desejo que minha família tenha saúde e competência para lidar com os problemas. Desejo que minha mãe viva até os cem anos e que minha irmã seja freira. Desejo morrer de acidente e não de morte natural. Para conseguir essas coisas, só me resta esperar no caso das últimas e trabalhar no caso das primeiras, por demandarem dinheiro. E para trabalhar em algo que me de prazer e renda, estudei. Estudo ainda. Todos os dias. Tenho uma das profissões mais dignas, Professor, e geralmente sou bem-quisto por aqueles que são ou foram meus alunos. Nessa trajetória, muitas vezes eu agi errado. Algumas vezes feri e machuquei pessoas. Quase sempre as ajudei depois e pedi desculpas, se foram merecedoras. Algumas eu derrubei e deixei que agonizassem, por merecimento. Somos humanos. Temos defeitos, verdade?

Mas, acredito piamente, que agi quase sempre com ética e moral. Nunca roubei dinheiro (só canetas, meu vício), não joguei pessoas contra pessoas. Se fofoquei, foi com o intuito de socializar a informação, e não prejudicar quem não merecia. Acho que, nesse quesito, minha alma não vai direto pro inferno. Apesar de não acreditar nele.

As outras duas pessoas de quem quero falar, conhecidas da população de BJ, nem deveriam merecer essa honraria de serem temas de uma escrita minha. Mas se faz preciso registrar que elas não têm ÉTICA e MORAL. Falo de um blogueiro e um vereador.

Um financia o outro. O outro se deixa financiar pelo um.

Um quer ser rei da cidade, já que prefeito seria pouco. Mandar e ser obedecido, e não aceita opiniões contrárias. Pensa que, do que ele diz, não se pode discordar. Quando está com o prefeito, se derrete em elogios e declara seu amor; se o prefeito não está, desce o sarrafo e o chama de incompetente. Ainda assim, tem cargos. No plural. Vários, no governo. Financia o blogueiro para que plante matérias positivas sobre ele. E se outro blogueiro falar mal dele, o vereador liga pra um juiz amigo mandar que quem fez isso cale a boca. E se denunciam essa manobra suja de forma pública, o vereador promete pegá-lo, seja lá o que isso queira dizer. Tô fora, macaco.

O mesmo vereador, quando provocado, por uma simples piada, fica nervoso e parte para a agressão física. O argumento favorito dos covardes e dos que não têm razão.

Frequenta reuniões alcoolizado. Discursa em enterro até de intrigados seus. Dá murro ne mesa criticando o prefeito ausente, mas dá beijo na testa do prefeito presente.

SEM MORAL E SEM ÉTICA. Sem-vergonha mesmo. Mas como é aliado fiel do grupo Mendonça, isso lhe garante as benesses do poder e a confiança dos líderes maiores.

Tenta intimidar-me pela lei. Como ela não estava a seu lado, tentou pela voz grossa. Como ela não me assustou, tentou pela violência. E como mesmo assim não conseguiu nada, o que vai vir agora?

Já o blogueiro dá é dó. Quer dinheiro e prestígio social. Está se deixando ser instrumentalizado (procure logo o dicionário, porque você não sabe o que isso significa, viu?!). Não quer ajudar, não quer informar. Quer é dinheiro e prestígio. E está conseguindo, dentro de suas limitações, que são muitas, sobretudo com o vernáculo (olhe de novo o dicionário, leigo). Acha que 500 reais por mês valem a sua consciência e a sua reputação. E está certo, porque valem e ainda sobra troco. Investiga a vida pessoal dos desafetos. Se namoram escondidos, se são gays, se estão devendo dinheiro...Prato cheio para as suas ameaças depois. Não trabalha mais onde deveria...É espertalhão e embolsa dinheiro público sem prestar serviços, como empregado nosso.

Seu blog faz sucesso, sobretudo entre aqueles que não sabem usar uma vírgula e flexionar os verbos. Por ser muito lido, enxerga-se na crista da onda. Por ser convidado para os eventos políticos, já se enxerga vereador. E os políticos, espertos, colocam o mel na sua boca. Já dizem até em apoiá-lo como candidato a vereador. Não farão isso. Querem apenas uma notinha no seu blog e manter os segredos de sujeiras guardados embaixo do tapete. Isso tudo poderia ser fruto apenas de sua ingenuidade, se não fosse o fato de que sua ambição e ganância não medem limites e esforços para alcançar o que quer. Até ameaçar pessoas menores de idade.

“SE VC QUISER SER ELEITO E ESTOURADO NAS URNAS VAI TER QUE ME PAGAR PARA SER NOTICIADO”. Essa frase diz muito do modus operandi(ih!...nem adianta ir pro dicionário. Tem que ser google mesmo) desse cidadão.

Aproveite que está com o dicionário aberto e procure o significado das palavras ÉTICA e MORAL. E como deve, daqui a pouco, encontrar com seu patrão, diga a ele, que deve conhecer as palavras (apenas de vista, claro), que a pressão contra este blogueiro não serve, não funciona. Não me vendo, não quero o dinheiro dele, nem tenho medo de suas fofocas.

O remédio de um doido é outro na porta. O remédio de dois canalhas é alguém com culhões para denunciá-los.

Hoje, o destino de vocês é a escória. Em breve, deverá ser o xilindró.

fonte: belojardimnet.blogspot.com