terça-feira, 19 de abril de 2011

Seguindo em frente?



O Brasil ocupa um lugar de destaque mundial como um dos países que mais crescem economicamente. Só em 2010, no auge da crise financeira mundial, o Brasil teve o crescimento do seu PIB à taxa de 7% aproximadamente, segundo o Ministério da Fazenda, conseguindo sair da crise em melhores condições que entrou. Tudo isso se deve aos fortes investimentos feitos via Governo Federal, atração de novas indústrias, geração de emprego,aumento da taxa de exportação, distribuição de renda, entre outros. 
Com indicadores tão favoráveis, Pernambuco obteve uma boa fatia destes investimentos. Vieram para o Estado empresas como: Sadia em Vitória, Perdigão em Bom conselho. Pernambuco teve uma taxa de crescimento, em 2010, de 9,3% no PIB, superando a média nacional. 
Por sua vez, Belo Jardim atingiu um aumento em seu produto interno bruto, segundo o IBGE, de 110%. Ou seja, financeiramente, o município não anda mal. Mas por que não vemos a cidade prosperar? Por que a vida das pessoas não melhoram e não há oportunidades?
Nossa cidade é administrada pelo grupo Mendonça nos últimos onze anos. Ao longo deste tempo passamos por vários momentos difíceis, principalmente para os mais pobres. Das empresas que aqui abriram suas portas, as que não faliram pensam em sair da cidade, exceto a Moura, que não conseguiria mão de obra barata igual em outro lugar. A prefeitura está loteada por afilhados políticos e os funcionários efetivos sofrem com a perseguição e o fantasma da indisponibilidade. Ruas esburacadas, falta de segurança, greve na educação, muriçocas, hospital defasado, falta de iluminação pública, são alguns dos problemas que parecem não ser prioridade para o gestor e seu grupo, que permanece unido e disposto a prolongar sua gestão incompetente e de abandono à cidade. 

Nenhum comentário: