quinta-feira, 25 de abril de 2013

A voz do povo?

   








 É com grande satisfação que vou retomando a maratona de postagens. Vários amigos me perguntam por quê eu deixei de fazer postagens, e me pedem para que eu opine sobre os últimos acontecimentos da nossa querida Belo Jardim. Pois bem, diante de tudo que vem acontecendo e sendo comentado (processo contra JM, vereadores que pularam, cem dias de (des)governo, etc), gostaria de tratar da condenação de João, pelo TJPE, que podem resultar na perda do seu mandato.

   João é um cara íntimo da cidade.Vem há duas décadas sendo candidato, já foi Dep. Estadual por duas vezes, e prefeito duas vezes, indo para o seu terceiro mandado à frente do poder municipal. Todos conhecemos sua forma de governar e sua maneira de tratar com o povo, sabemos perfeitamente a distância que existe entre o candidato João e o Prefeito.

   É fato que o candidato João se enquadra nos requisitos necessários para ser considerado um FICHA SUJA, mas os tramites legais para a aplicação dessa lei permite ampla defesa ao acusado e lhe dá condições para protelar  um provável resultado, justo, que afaste João da atividade pública (por isso a impressionante quantidade de liminares). Contando com a vagarosidade da justiça João consegue ser candidato e é eleito, ficando na segunda colocação o Dr. Maneco (PTB), que se caso o atual prefeito seja condenado assumirá seu lugar como chefe do executivo.

   Desde o primeiro dia de governo o Sr. João Mendonça já mostrou a que veio. Apresentou um secretariado fraquíssimo, perseguiu prontamente aqueles que considera inimigo, infringe a lei do nepotismo e emprega parentes sem se preocupar com absolutamente nada, sentindo-se o dono de tudo e de todos.

   Em seu favor o prefeito conta com um batalhão de comissionados à postos para rebater e blindar o patrão, sem se preocupar com qualquer argumento, luta ou debate que venha ser promovido. Além daqueles a quem ele comprou com a troca de favores que eu prefiro nem comentar. João também conta com a defesa ferrenha e leal do ex-vereador, radialista e atual secretário Valdemir Cintra,  que apresenta o programa A voz do povo, veiculado pela rádio comunitária Belo Jardim FM que tem concessão cedida a Fundação Belo Jardim, ligada e mantida por aliados do prefeito.

   Valdemir chegou a ser o vereador mais votado da cidade e ganhou "visibilidade" por ser um árduo combatente aos desmandos do então prefeito João (2001/2008). Quem não lembra dos adjetivos usados pelo radialista quando se referia ao prefeito (câncer era um dos mais leves).

  Sendo muito franciscano, Valdemir avaliou a possibilidade de reaproximação com seu desafeto e resolveu se arrepender de tudo que construíra até aquele momento. Selou a paz, apoiou o dito cujo, e mudou bruscamente o discurso. Até aí tudo bem... rsrsrsrsrs... Tudo bem que Valdemir tenha redimensionado sua conduta. Tudo bem que ele tenha revisto seu discurso. Tudo bem que ele defenda a atual gestão de João. Mas negar a tudo o que ele próprio esbravejava nos quatro cantos da cidade e agir com tamanho desrespeito à todos os belojardinenses, chamando-nos de idiotas num sistema aberto de comunicação e alimentando a imbecilização de alguns fanáticos, é demais pra mim. Ouvi o programa de Valdemir hoje (24/04) e fiquei impressionado com tudo, absolutamente tudo, que foi defendido pelo radialista. Jamais esperei ouvir Valdemir defendendo uma pessoa a quem ele denunciou, embasado e fundamentado por todos os desmandos que o prefeito cometera durante oito anos de governo. Valdemir foi o cabeça de várias denúncias contra o Sr. João Mendonça. Valdemir foi, por várias vezes, ridicularizado pelo prefeito e pelo seu grupo. Sinceramente eu não consigo assimilar essa postura.

  Enfim, eu gostaria muito de ouvir meu amigo Valdemir responder apenas duas questões:

1- Como ele acha que o TRE justificará que a aplicação indevida de apenas 46% dos recursos do FUNDEF não é improbidade administrativa?

2- Como é que as contas de 2002 reprovadas pela câmara não é improbidade administrativa?

   Defendo que todos tenhamos o direito de defender o nosso pensamento. Acredito que o diálogo e o debate só enriquece e ajuda a cidade a caminhar nos rumos dos desenvolvimento. Mas acho que no mínimo devamos ser respeitosos com todos aqueles que acreditam na gente!!! 

  Imagem da internet- foto

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Coletiva sobre o Baile Municipal






Na manhã desta Quinta, 17/01, foi concedida pela primeira dama do município uma coletiva que teve como pauta o baile municipal. Estiveram presentes no gabinete do prefeito, local da coletiva, alguns secretários (cultura, previdência, mulher, juventude, governo), a Vereadora Maria da Paz, do DEM de Mendonça Filho e que foi eleita mostrando-se como contraponto ao projeto de João Mendonça, além de alguns blogueiros da cidade e alguns funcionários. Não consegui entender muito bem a presença de alguns. Não sei se foram pra dar apoio moral a primeira dama ou se só foram porque talvez não tivessem nada pra fazer nas suas funções naquele momento... enfim, só sei que foram!

A secretária falou, inicialmente, ao vivo pelo rádio e demonstrou-se entusiasmada com o baile que se aproxima. Falou das atrações e da venda de mesas. Logo depois foi aberto espaço para perguntas dos blogueiros. Tive a oportunidade de fazer algumas perguntas que acho importante para ficarmos por dentro de como o evento é feito.

Como tomamos conhecimento, extraoficialmente, que a prefeitura tem um "rombo" de 33 milhões de reais e por isso não faria a "tradicional" festa do dia 20, busquei me informar sobre a situação da Secretaria de Ação Social, que não seguiu o que foi adotado pelo prefeito e fará o baile. Também perguntei de onde sairia o dinheiro para produção da festa e para onde a arrecadação iria, já que em outras cidades o baile municipal serve para levantar fundos para alguma entidade filantrópica pré-definida. 

A Secretária disse que a pasta de ação social irá passar por alguns ajustes mas preferiu não se ater aos problemas e enfatizou que o baile está sendo feito SEM A PARTICIPAÇÃO FINANCEIRA DA PREFEITURA, " O baile será custeado pela vendas de mesas e senhas individuais,  a prefeitura está entrando com a mão de obra e os funcionários estão fazendo isso em nome da causa", afirmou. Quanto a destinação do recurso levantado com a festa, a secretária disse que não se sabe pra quem irá doar e que isso ainda não foi pensado, e que em outros tempos a ajuda seguia para a escola de música que levava, por coincidência o nome do sogro, Nivaldo Jatobá. 

Por fim, não nos foi passado se há uma estimativa de gastos e lucros com a realização do baile mas que todos os blogs serão informados destes dados após a festa. Também não foi dito se o carnaval promovido pela prefeitura será resumido ao baile, mas ficou claro que todos estão focados em fazer uma festa que fique  marcada na cidade... Eu eu acho que poderá ficar marcada, sim!!!



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Eu não sei quem roubou, mas se roubou era nosso!!!








Em meio há tudo que está acontecendo na cidade eu gostaria de chamar atenção para um rumor que vem tomando conta de algumas rodas de conversa. 
Em toda mudança de administração a gente tá acostumado a "ficar sabendo" que os cofres públicos sofreram baixas "inexplicáveis" e que o município ficou com muitas dívidas, e assim vai... Pois bem, a conversa que eu tenho escutado é que foram levados da prefeitura alguns materiais  como computadores, fax, impressoras, placas telefônicas, e até as alfaias que eram utilizadas em algumas atividades. Daí eu fico me perguntando se alguém está tomando providências sobre tais fatos! Alguém tem que denunciar isso! Isso é caso de polícia! Afinal, como é que essas coisas, simplesmente, somem de dentro das instalações da prefeitura e ninguém sabe de nada? E esse material não era pra ser tombado pelo município? Vai ficar por isso mesmo? Tudo isso pertence a todos nós!

Existem alguns que defendem que isso tudo é conversa fiada e não passa de uma estratégia para detonar ainda mais (se é quem tem como) a administração anterior, o que é contraditório devido ao enlace dado entre o prefeito e a sogra do seu antecessor, que tomou posse como secretária da mulher. Outros acham que é tudo verdade e logo tratam de destratar o governo que passou. E ainda tem aqueles que dizem que se forem atrás dos que cometeram tais crimes a coisa pode chegar à antigos e novos aliados do governo, por isso, não dará em nada!!!

Eu prefiro acreditar que a polícia e a justiça sejam acionadas, em caso de veracidade, e tomem as devidas providências, punindo todos os envolvidos. Pois é, prefiro acreditar na justiça, mesmo que ela demore um pouco!!!

É chegado o carnaval !!!!!!!!!!!!!!!!






Há exatamente 06 anos, o carnaval de rua de Belo Jardim toma novos rumos com o surgimento do Grupo Cultural Boi da Gente. O som das alfaias e a euforia dos brincantes Adones Valença e Júnior Camarim contagiou a população da cidade e outros grupos foram se organizando.





Em 2009 o folião Rômulo Maia juntou  "a sede com a vontade de beber", ou seja: o inferno vivido pelo "impesto" de muriçocas e a falta do que fazer no carnaval, seu-se o rebento: Bloco Muriçocas da Boa Vista. Não se sabe se para felicidade e/ou infelicidade nossa, o tema do grupo apesar de 04 anos de existência, continua atualíssimo: e haja muriçoca na Terra dos Músicos!


Já em 2011, mulheres, integrantes do Grupo Cultural Boi da Gente, Adilza Silva e Bruna Brayner, tiveram a idéia de fazer uma nova leitura do tradicional folguedo popular o Boi Bumbá, nasce daí a versão feminina dessa folia, a qual batizaram de: Grupo Cultural Vaca Profana. (aqui-hist.Vaca Profana)


E desde então, a animação do carnaval, (leia-se semana PRÉ) fica por conta desses Blocos, já que são eles que abrem os festejos momescos.

Este ano, o Dia do Encontro de Bloco é 03 de Fevereiro e garantem que vão invadir as ruas cidade embalados por suas alegorias, fantasias, irreverências e muito frevo. Confetes e serpentinas darão o tom da festa mais animada do mundo.

Encontro de Blocos em 2010
É nesse dia 03 de Fevereiro que começa a contagem regressiva para o carnaval da Terra do Bitury. É o Encontro de Blocos se consolidando como parte do calendário momesco. Eles prometem agitar o público e transformar a cidade num grande Palco do Frevo, porque, como não poderia deixar de ser, vão comemorar muuuuuiiiiiiiiiiiiiiiito o Título de Patrimômonio Imaterial da Humanidade que o frevo recebeu em 2012.

Contem também com o batuque das Alfáias!


Programação:

03 de Fevereiro 2013

Concentração - 15h00

 Grupo Cultural Vaca Profana
Praça do Box da Economia

Bloco Muriçocas da Boa Vista
Av. Siqueira Campos

Grupo Cultural Boi da Gente
Praça dos Motoristas

As 17h00 Saudação dos Estandartes na Praça dos Motoristas
e dai seguem em desfiles pelas principais ruas da cidade terminando na Av. Siqueira Campos.

Vista sua fantasia e vá participar!