quinta-feira, 25 de abril de 2013

A voz do povo?

   








 É com grande satisfação que vou retomando a maratona de postagens. Vários amigos me perguntam por quê eu deixei de fazer postagens, e me pedem para que eu opine sobre os últimos acontecimentos da nossa querida Belo Jardim. Pois bem, diante de tudo que vem acontecendo e sendo comentado (processo contra JM, vereadores que pularam, cem dias de (des)governo, etc), gostaria de tratar da condenação de João, pelo TJPE, que podem resultar na perda do seu mandato.

   João é um cara íntimo da cidade.Vem há duas décadas sendo candidato, já foi Dep. Estadual por duas vezes, e prefeito duas vezes, indo para o seu terceiro mandado à frente do poder municipal. Todos conhecemos sua forma de governar e sua maneira de tratar com o povo, sabemos perfeitamente a distância que existe entre o candidato João e o Prefeito.

   É fato que o candidato João se enquadra nos requisitos necessários para ser considerado um FICHA SUJA, mas os tramites legais para a aplicação dessa lei permite ampla defesa ao acusado e lhe dá condições para protelar  um provável resultado, justo, que afaste João da atividade pública (por isso a impressionante quantidade de liminares). Contando com a vagarosidade da justiça João consegue ser candidato e é eleito, ficando na segunda colocação o Dr. Maneco (PTB), que se caso o atual prefeito seja condenado assumirá seu lugar como chefe do executivo.

   Desde o primeiro dia de governo o Sr. João Mendonça já mostrou a que veio. Apresentou um secretariado fraquíssimo, perseguiu prontamente aqueles que considera inimigo, infringe a lei do nepotismo e emprega parentes sem se preocupar com absolutamente nada, sentindo-se o dono de tudo e de todos.

   Em seu favor o prefeito conta com um batalhão de comissionados à postos para rebater e blindar o patrão, sem se preocupar com qualquer argumento, luta ou debate que venha ser promovido. Além daqueles a quem ele comprou com a troca de favores que eu prefiro nem comentar. João também conta com a defesa ferrenha e leal do ex-vereador, radialista e atual secretário Valdemir Cintra,  que apresenta o programa A voz do povo, veiculado pela rádio comunitária Belo Jardim FM que tem concessão cedida a Fundação Belo Jardim, ligada e mantida por aliados do prefeito.

   Valdemir chegou a ser o vereador mais votado da cidade e ganhou "visibilidade" por ser um árduo combatente aos desmandos do então prefeito João (2001/2008). Quem não lembra dos adjetivos usados pelo radialista quando se referia ao prefeito (câncer era um dos mais leves).

  Sendo muito franciscano, Valdemir avaliou a possibilidade de reaproximação com seu desafeto e resolveu se arrepender de tudo que construíra até aquele momento. Selou a paz, apoiou o dito cujo, e mudou bruscamente o discurso. Até aí tudo bem... rsrsrsrsrs... Tudo bem que Valdemir tenha redimensionado sua conduta. Tudo bem que ele tenha revisto seu discurso. Tudo bem que ele defenda a atual gestão de João. Mas negar a tudo o que ele próprio esbravejava nos quatro cantos da cidade e agir com tamanho desrespeito à todos os belojardinenses, chamando-nos de idiotas num sistema aberto de comunicação e alimentando a imbecilização de alguns fanáticos, é demais pra mim. Ouvi o programa de Valdemir hoje (24/04) e fiquei impressionado com tudo, absolutamente tudo, que foi defendido pelo radialista. Jamais esperei ouvir Valdemir defendendo uma pessoa a quem ele denunciou, embasado e fundamentado por todos os desmandos que o prefeito cometera durante oito anos de governo. Valdemir foi o cabeça de várias denúncias contra o Sr. João Mendonça. Valdemir foi, por várias vezes, ridicularizado pelo prefeito e pelo seu grupo. Sinceramente eu não consigo assimilar essa postura.

  Enfim, eu gostaria muito de ouvir meu amigo Valdemir responder apenas duas questões:

1- Como ele acha que o TRE justificará que a aplicação indevida de apenas 46% dos recursos do FUNDEF não é improbidade administrativa?

2- Como é que as contas de 2002 reprovadas pela câmara não é improbidade administrativa?

   Defendo que todos tenhamos o direito de defender o nosso pensamento. Acredito que o diálogo e o debate só enriquece e ajuda a cidade a caminhar nos rumos dos desenvolvimento. Mas acho que no mínimo devamos ser respeitosos com todos aqueles que acreditam na gente!!! 

  Imagem da internet- foto

Nenhum comentário: