quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atuação Parlamentar





O presidente do PT pernambucano, Pedro Eugênio, é o mais novo membro do Grupo Parlamentar Brasil-Argélia, que foi reinstalado nesta quarta-feira (28), na Câmara dos Deputados.
Criado em 2006, o colegiado foi relançado pela deputada Ana Arraes (PSB-PE) com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países e promover a troca de experiências entre os parlamentares brasileiros e argelinos.
“O grupo tem grande importância para nós porque na época da ditadura militar, por exemplo, a Argélia foi um país que deu guarida a muitos brasileiros perseguidos”, disse Pedro Eugênio.
A Argélia, localizada no norte da África, é um dos principais parceiros do Brasil no mundo árabe e também na África. As trocas comerciais entre os dois países ultrapassaram os 3 bilhões de dólares no ano passado.
Após o golpe militar de 64, a Argélia abrigou exilados como Miguel Arraes, Fernando Gabeira, Maurílio Ferreira Lima e o ex-presidente de Portugal Mário Soares.
Outros seis parlamentares também fazem parte deste grupo, a saber: Sandra Rosado (PSB-RN), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Wôlney Queiroz (PDT-PE), Chico Lopes (PCdoB-CE), Silvio Costa (PTB-PE) e Francisco Praciano (PT-AM).
O embaixador da Argélia no Brasil, Djamel Eddine Bennaoum, e o diretor do Departamento de África do Itamaraty, ministro Nedilson Ricardo Jorge, também participaram do relançamento do Grupo.

Fonte: Inaldo Sampaio

Nenhum comentário: