quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia da água, sem ela!!!!



Hoje, 22 de março, é dia da água. Essa data sempre foi importante na minha vida. Quando eu estudava no Pequeno Príncipe, era justamente o dia em que saíamos em passeata nas ruas da cidade ( já que a escola não desfilava no dia 7 de Setembro). 
Lembro-me perfeitamente como o ato acontecia. Desde a semana que antecedia a data, os professores mostravam nas salas a importância da água na vida das pessoas. Começavam mostrando a quantidade de água que havia no planeta, quanto disso era própria para o uso humano, o que ela faz no organismo, todos os benefícios de uma água bem tratada e todos os malefícios de uma com tratamento adverso. Eram passados trabalhos, que nós, alunos, apresentávamos mostrando a importância da água na manutenção de uma casa e dos seus moradores: na higiene pessoal, no preparo dos alimentos, na limpeza... Enfim, água é uma dádiva!!!
Belo Jardim é uma cidade rodeada por água. Já passamos perrengues na década de 90, quando sofremos por sua falta. É bom  lembrar que existiram dias em que as pessoas brigavam nas ruas com seus baldes em fila na espera do carro pipa... Foi ruim demais!!!! Mais isso passou??? Para muitos, sim. Para outros, não. 
O Muquém, sítio de nosso município, fica de lado da barragem do Bitury, reservatório com a água mais límpida e "doce" da cidade, e, mesmo assim, sofre com a falta de água nas torneiras. Não é interessante????
Mas todos os anos de eleições os políticos de nossa cidade estão lá marcando presença. E prometendo o que??  Água.  
A barragem do Bitury foi construída durante o regime militar, na década de 70. De lá pra cá muita gente, que se diz "representante do Muquém" engana o povo com a mesma história.
Esse ano tem eleição e, para nossa alegria, temos a chance de escolher quem desejamos como representante. Olho aberto!!!!

Um comentário:

Alfinetes & Bombons disse...

Destaco aqui nessas suas lembranças, todo o esforço da querida profª Mercês Costa,ambientalista que sempre foi, conseguia envolver as escolas onde era professora nos debates mais importantes de preservação ambiental. Outro destaque é para a importância da organização da sociedade civil, o problema da falta d'água na cidade na década de 90, não foi maior, e não aconteceu de fato um colapso, graças a força do povo, organizados no Consu-Bitury (Conselhos de Usuários do Bitury) liderado tb pela professora Mercês.
Lembro aqui tb, que o mesmo problema pq passam @s morador@s do Muquém, passam também @s habitantes da Vila do Socorro, uma barragem, a de Tabocas, com muita água, e nem um pingo nas torneiras de suas casas. As mazelas de nossa cidade só começarão a ser solucionadas quando o povo entender que precisa escolher bem os seus representantes.

Parabéns pelo belo texto, Kajuru!