segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lançamento oficial.



Na última sexta aconteceu o lançamento oficial da candidatura de
Jarbas ao governo do estado.
O evento reuniu os poucos grandes nomes da oposição no estado, e contou com pouco mais de cinco mil pessoas que vieram de diversas partes de Pernambuco.
Foi anunciado que Mirian Lacerda será a candidata a vice da chapa, e o segundo senador, provavelmente, sairá do PSDB.
No seu discurso, Jarbas afirmou que "o presidente Lula é um grande amigo de Pernambuco, que ganhará outro se Serra for eleito."

Mudando a estratégia.



Esteve ontem no programa É notícia, exibido pela Redtv, o pré- candidato José Serra, que tratou de vários assuntos pertinetes a campanha que se aproxima e até de sua vida pessoal, coisa que não é acostumado a fazer.

Serra começou a entrevista falando da sua infância e como entrou na vida pública, falou da época da ditadura militar, e do seu exílio.
O que fica claro é que Serra quer passar a imagem de pessoa sofrida, que foi pobre, que trabalhou em um mercado vendendo laranjas e carreando caixas pesadas. Ele está tentando colocar um tipo de postura que o aproxime do povo, quer que as pessoas se identifiquem com ele.
Isso tudo porque pretende atacar Dilma no pessoal, aliás, é comum Serra agir dessa forma com quem se encontra como adversário.
No decorrer da entrevista o tucano chegou a se antecipar ao entrevistador, temendo alguma pergunta que o pusesse em maus lençóis, sendo extremamente deselegante e desviando o assunto.
Eu acredito que esse novo modo de conduzir a campanha será muito bom pra Dilma que, ao contrário do opositor, vem agindo de forma pacífica, mostrando que é a candidata do Lula. Já o tucano, esconde Fernado Henrique a todo custo.

Para Serra, Vice bom é Vice morto



A Pesquisa Datafolha serviu para fazer o tucano José Serra botar as garras de fora. Até aqui ele conseguia se esconder, adiando o lançamento da candidatura, fugindo de grande exposição, evitando polêmicas e sobretudo ocultando sua oposição a Lula. Esperava com isso manter-se indefinidamente com seus altos índices nas pesquisas, conquistados graças ao maior recall de seu nome. Deu certo – até o momento que não deu mais para tapar o sol com a peneira. As últimas pesquisas começaram a colocar em confronto as verdades de cada candidato: Dilma é a candidata de Lula e Serra é oposição a Lula.
Serra começou a cair e sua taxa de irritação começou a subir. Elevou o tom de voz, brigou com a imprensa até agora tão querida, agrediu o Presidente da Bolívia (procurando conservar a classe média do Sul-Sudeste) e atirou nos Vices indiscriminadamente. Claro que o alvo era Aécio Neves, desafeto óbvio, que ele jamais desejou como Vice em sua chapa. Gostaria até que Aécio não conseguisse eleger seu sucessor em Minas nem mesmo se eleger Senador – desde que isso não impedisse a transferência dos votos mineiros. Sabe que Aécio é o que tem de pior como “fogo amigo”, e isso só faz aumentar o seu desespero. Sem força suficiente em Minas, com dificuldade nas negociações regionais e perdendo votos no seus principais redutos, Serra virou barata tonta, atirando em todas as direções, visando aumentar sua exposição na base do “falem mal, mas falem de mim”. Tenta com isso conservar seus pontinhos nas próximas pesquisas e afugentar o fantasma de se tornar carta fora do baralho com tanta antecipação. Enquanto isso, seu ex-quase-Vice está mais vivo do que nunca – talvez até mesmo trabalhando por sua derrota...


Fonte: Blog do Gadelha

sexta-feira, 28 de maio de 2010

UM DIA DEPOIS DO OUTRO NA COALIZÃO PRÓ-SERRA



ONTEM: ‘...Estamos aqui para reafirmar nossos compromissos em torno do nome de José Serra. São compromissos que vão muito além de um processo eleitoral....As diferenças que temos com o atual governo federal, vão além das questões programáticas.... um governo que é conivente com a corrupção! Tenho orgulho do Democratas porque a ação do partido na questão ética deixou claro para o Brasil, nossas diferenças fundamentais com o PT.... temos [...]respeito pela ética, pela eficiência na administração, pelo zelo com o dinheiro público' ( Rodrigo Maia, presidente dos DEMOS, no lançamento da candidatura Serra,10-04)

HOJE: 'O acerto do Rodrigo [Maia] era direto com o Arruda" (Durval Barbosa, delator da rede de corrupção no governo do DF; ‘Estadão, 28-05)


Fonte: Carta Maior


Serra, um tucano metemorfoseando-se em barata tonta



A pesquisa fez mal ao moço. Foi só ele perceber que sua liderança era pura ficção, e já saiu tonteando em todas as direções, em busca de mais atenção e intenções de voto. Está baratinado. Olhou para o mapa eleitoral, viu que estava sem espaço no Norte-Nordeste-CentroOeste e resolveu buscar lugar ao sol em outra parte. Mas está difícil, muito difícil.
Na luta para preservar votos conservadores no Sul-Maravilha, tem feito de tudo. Hoje ofendeu o Presidente da Bolívia, Evo Morales, chamou-o de cúmplice do narcotráfico. Já atacou o Mercosul, a Argentina, o Irã, está querendo o quê? – isso ninguém sabe. Atacou a falta de planejamento do Governo, mas na verdade estava atacando o Governo passado. Errou feio sobre dados de investimentos do próprio estado que “governou”. Ontem perambulou pelo Rio e hoje, para não deixar Dilma livre, leve e solta no Rio Grande Sul, mudou a agenda na última hora e partiu desesperado, rumo ao XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Gramado.
Marco Aurélio Garcia disse que Serra virou um “exterminador do futuro”. Mas me parece que ele virou barata-voa, transformou-se em exterminador do presente, do próprio presente...
Se continuar com essa superexposição estonteante, vai cair mais na próxima pesquisa.


Fonte: blog do Gadelha

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mantra.



Estamos habituados a conviver com dilemas, decisões, opiniões e situações onde os opostos ocupam um lugar de destaque: Quente x frio, salgado x doce, claro x escuro, homem x mulher...
Mas, se observarmos, para e existência de um é impressindivel a permanência do outro entre as opções, eles precisam um do outro para continuar existindo e, digo mais, para serem escolhidos a nosso gosto.
Nossa cidade caminha, mais uma vez, para a mesma polarização entre Mendoça x Galvão, e isto é colocado de forma intencional por ambos. Para que um se mantenha no poder se faz necessário que o outro esteja fazendo seu papel, não permitindo que outra opção se faça mais forte e/ou "atraente" para aqueles que desejam uma mudança verdadeira.
Este tipo de procedimento traz benefícios a uma minoria que, idependente de quem esteja no poder, sempre estará fazendo parte do comando. E é justamente por nunca ter havido mudança alguma que nós percebemos que nossa cidade não avança como as outras. Permanecemos inertes, sentados em uma "auditório público" assistindo o espectáculo protagonizado por esses dois grandes artistas da nossa terra, perstígiando o que temos de melhor em dramatúrgia e estratégias de marketing. O pior é que não podemos interferir, não podemos falar, ou sequer comentar algo que logo seremos expulsos da plateia. Somos censurados, excluídos como joio, condenados como insanos. E tudo isso por termos sanidade e discernimento para enxergar o que os outros não conseguem ver.
Eu acredito que em nossa cidade as pessoas já estejam cansadas de presenciarem as mesmas coisas. É tanta repetição que agora não há mais criatividade alguma, e estão repetindo até os personagens.
Chega!
Eu quero mudança, de fato! Eu quero oportunidades pra minha terra! Eu quero uma cidade melhor! Eu não quero mais fazer parte desse jogo!

Cidades invisíveis



Partindo dali e caminhando por três dias em direção ao levante, encontra-se Diomira, cidade com sessenta cúpulas de prata, estátuas de bronze de todos os deuses, ruas lajeadas de estanho, um teatro de cristal, um galo de ouro que canta todas as manhãs no alto de uma torre. Todas essas belezas o viajante já conhece por tê-las visto em outras cidades. Mas a peculiaridade desta é que quem chega numa noite de setembro, quando os dias se tornam mais curtos e as lâmpadas multicoloridas se acendem juntas nas portas das tabernas, e de um terraço ouve-se a voz de uma mulher que grita: uh!, é levado a invejar aqueles que imaginam ter vivido uma noite igual a esta e que na ocasião se sentiram felizes.

Razão e Paixão


O discurso da esquerda necessariamente parte da denúncia da realidade das nossas sociedades. Busca revelar as mazelas da realidade, às vezes avança na compreensão das raízes dos problemas. Essa é uma atividade
permanente e indispensável da militância de esquerda, na luta por uma sociedade justa, solidária, humanista.

Porém, a denúncia e até mesmo a análise das raízes dos problemas são práticas necessárias, mas não suficientes, se não desembocarem em propostas, em alternativas superadoras dos problemas apontados. Os intelectuais e algumas organizações da esquerda se limitam às vezes às denúncias, alguns inclusive reivindicam o papel de “desmascarar” o que consideram ser falsidades propagadas por outros setores da esquerda, como se a verdade pudesse ser resultado da simples denúncia.

O marxismo, que constitui o melhor método de análise e fonte de projetos transformadores da realidade, pretende ser não apenas uma interpretação nova da realidade, mas ter no seu bojo, intrinsecamente, projetos de transformação revolucionária do mundo. Não existe separação entre análise e ação política para o marxismo. Nas palavras de Álvaro Garcia Linera, ele mesmo intelectual revolucionário e dirigente revolucionário boliviano, não pode haver separação entre razão e paixão.

O intelectual tende a privilegiar a teoria – os princípios, a teoria em estado puro – em detrimento da utilização do método dialético, que busca a verdade concreta nos processos históricos realmente existentes. A verdade é concreta, costumam ressaltar sempre Lenin e Gramsci. E não se trata de que a análise sem proposta de intervenção concreta fica incompleta. Não. A análise desvinculada da perspectiva de intervenção não capta os fios que articulam a realidade e perde a capacidade de compreensão da realidade também. As propostas de superação das contradições da realidade existente são um momento de julgamento da veracidade das análises, são a prova concreta de que as análises captaram a realidade na sua dinâmica profunda.

Não por acaso os intelectuais tendem a visões ultra-esquerdistas, quando desvinculados da prática concreta. Porque, entre a pureza da teoria e a impureza das formas concretas que assumem os processos políticos, ficam com a primeira, contrapondo-se à realidade concreta, desqualificada como “impura”. Tendem ao pessimismo e à inação.

Como contrapartida, o pensamento dialético, buscando captar a realidade no seu movimento, articulado em torno das contradições, tende a projetos que apontam para espaços de ação, de acumulação de forças, de intervenção,, de transformação da realidade, de paixão intimamente vinculada à razão.


Fonte: blog do Emir

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PV esconde Marina Silva em lançamento de Gabeira



Preocupados em não confrontar o PSDB, o DEM e o PPS, que apoiam a candidatura presidencial do tucano José Serra, militantes do PV cobriram o nome da senadora Marina Silva escrito nas faixas do partido, durante o lançamento da pré-candidatura do deputado verde Fernando Gabeira ao governo do Estado. A festa reuniu os quatro partidos da aliança.

O nome da pré-candidata do PV à Presidência que estava em pelo menos quatro faixas estendidas no salão foi apagado de última hora, com fitas adesivas e até com panfletos que tinham fotos de Gabeira. As faixas do PPS, PSDB e DEM não faziam referência a Serra.

Integrantes do PV disseram ter sido orientados a não explicitar o nome de Marina, em respeito à diversidade da coligação. Gabeira, ao contrário, disse não haver qualquer problema em citar a pré-candidata nas faixas. "Era perfeitamente permitido. Todo mundo mencionou Marina", disse o deputado.

O próprio Gabeira, no entanto, preferiu um discurso voltado para temas locais e não citou o nome da senadora.

Gabeira falou de Serra uma vez, ao lembrar as ações de tratamento da aids desenvolvidas no período em que o tucano foi ministro da Saúde. "A Marina estava presente em todo meu discurso porque é um discurso ecológico. Não é a citação verbal da Marina. Ela é a minha candidata", disse Gabeira em entrevista.

Embora não estivessem presentes, Serra e Marina foram muito citados nos discursos. Defensores das duas candidaturas minimizaram possíveis problemas pelo fato de o pré-candidato a governador ter o apoio de dois adversários na disputa nacional.

O presidente do PSDB carioca, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, falou claramente sobre o duplo apoio a Gabeira. "Temos dois palanques presidenciais. Quem votar 45 (número do PSDB) está votando na nossa aliança. Quem votar 43 (número do PV) também está votando na nossa aliança", afirmou. O candidato a vice, Márcio Fortes (PSDB), foi na mesma linha: "Vamos à vitória apoiando a candidatura de José Serra e, através do PV, de Marina Silva".

Elogios. Pré-candidato ao Senado pelo PPS, o ex-deputado Marcelo Cerqueira fez elogios a Marina Silva e campanha para Serra. "Esse homem tem uma vida limpa, é um ficha limpa. Nós somos Serra presidente, Gabeira governador", declarou.

Já o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, disse que o partido "não tem vocação hegemônica, defende o poder compartilhado" e tomou a decisão "salutar" da candidatura própria para evitar a tese da eleição polarizada entre Serra e a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.

"Estamos em campanha franca pela pré-candidatura (de Marina), mas precisávamos pensar nas alianças regionais. Para nossa alegria, Gabeira se dispôs a se candidatar", afirmou Penna.

O pré-candidato ao governo citou os problemas iniciais enfrentados pela aliança, quando o presidente regional do PV, vereador Alfredo Sirkis, liderou um movimento pela saída do DEM da coligação, para evitar a parceria com Cesar Maia. "Nossa coligação começou um pouco desajeitada. Me lembra um pássaro do Pantanal, o tuiuiú. Quando se move, parece que não vai conseguir levantar voo, mas depois voa mais alto que os outros", disse o pré-candidato.

O deputado falou sobre propostas que vai defender na campanha, como a ampliação dos transportes sobre trilhos. "Vamos ter que romper a cumplicidade dos políticos com empresa de ônibus. Não é possível que um punhado de velhacos que recebe dinheiro mensalmente consiga impedir o avanço nos transportes", afirmou.

Sirkis e Gabeira se desentenderam, por causa da insistência do vereador em lançar uma candidatura avulsa ao Senado, da vereadora Aspásia Camargo. Nem Sirkis nem Aspásia foram à festa da coligação. "Não senti falta porque ele avisou que tinha um trabalho importante para fazer. Com um amigo que quarenta anos você encontra sempre e, quando tem algum problema, sempre pensa que daqui a alguns anos vai rir disso. Com certeza, nós vamos rir", disse Gabeira.


Fonte: Estadão
Platão

"Não há nada de errado com aqueles que não
gostam de política, simplesmente serão
governados por aqueles gostam."


Niguém segura!!!



O pré-candidato ao senado, Humberto Costa, vem crescendo nas pesquisas a cada dia que passa. Nas últimas pesquisas divulgadas o
petista aparece, nas duas, em segundo lugar perdendo apenas para o Democrata Marco Maciel. O PT, partido de Humberto, pretende eleger dez senadores, em todo país, e irá investir "pesado" na campanha dos seus candidatos.

Corrida contra o tempo.


O governador Eduardo Campos está correndo contra o tempo para cumprir com sua promessa de entregar três hospitais até o fim do seu primeiro mandato. O Governador já entregou um dos hospitais, trata-se do Hospital Miguel Arraes, localizado na na cidade de Paulista. Os outros dois se encontram em processo de finalização e serão inspecionados hoje pelo próprio governador.
A verdade é que se um desses hospitais não for entregue, Eduardo estará em maus lençóis. A oposição está torcendo para que aconteça algo que possa atrasar a entrega, na esperança de reverter a situação em que se encontra o Senador Jarbas nas pesquisas no estado, e chegarem ao Palácio das Princesas. E Edurado que abra o olho, promessa é dívida, se não cumprir isso deve, realmente ser levado em consideração.



Mais um Blog em nossa cidade. Trata-se do blog No giro da cidade, que é editado e produzido pelo professor - raialista - torcedor do santa cruz Jadilson Gonçalves, e Diêgo Phelipe.
www.nogirodacidade.blogspot.com

Encontro marcado.



No próximo sábado, dia 29,
Jarbas Vasconcelos estará em Belo Jardim encontrando-se com o prefeito Marco Antônio, o coronel Zé Mendonça, e outros convidados que ficarão incumbidos de lotar o espaço em que o senador será recepcionado.
Jarbas não vem à Belo jardim em busca de apoio, pois na cidade ele conta com fiéis escudeiros que sempre estão prontos para defender seu nome e seus interesses.
Provavelmente haja um comes e bebes, muita linguiça cheia, e conversa bonita, na tentativa de ludibriar o povo da cidade (mas uma vez).
De qualquer forma, a policia militar já foi acionada, já que o encontro irá mobilizar toda a cidade, e é necessário fazer a segurança dos moradores do município.

domingo, 23 de maio de 2010

Se correr o bicho pega, e se ficar... o rabo arranca!!!!



Pelo visto até agora as tentativas do PSDB de frear o crescimento da pré-candidata do PT à presidência, Dilma Roussef, não tem dado certo. Segundo dados divulgados pelo Datafolha (que pertence a Globo que apoia Serra), Dilma aparece empatada com o candidato de Fernando Henrique, ambos com 37%. Em um provável segundo turno, Dilma venceria com 46% contra 45%. E como foi dito pela única esperança da oposição no estado, Jarbas Vasconcelos: " A campanha ainda não começou pra valer".
Portando, é hora dos direitistas aproveitarem pra chamar Dilma do que quiserem, pois terão que chamá-la, futuramente, de Presidente.

sábado, 22 de maio de 2010

Cidades invisíveis.

As cidades e os símbolos.


Da cidade de Zirma, os viajantes retornam com memórias bastante diferentes: um negro cego que grita na multidão, um louco debruçado na cornija de um arranha-céu, uma moça que passeia com um puma na coleira. Na realidade, muitos dos cegos que batem as bengalas nas calçadas de Zirma são negros, em cada arranha-céu há alguém que enlouquece, todos os loucos passam horas nas cornijas, não há puma que não seja criado pelo capricho de uma moça. A cidade é redundante: repete-se para fixar alguma imagem na mente.

Também retorno de Zirma: minha memória contém dirigíveis que voam em todas as direções à altura das janelas, ruas de lojas em que se desenham tatuagens na pele dos marinheiros, trens subterrâneos apinhados de mulheres obesas entregues ao mormaço. Meus companheiros de viagem, por sua vez, juram ter visto somente um dirigível flutuar entre os pináculos da cidade, somente um tatuador dispor agulhas e tintas e desenhos perfurados sobre a sua mesa, somente uma mulher-canhão ventilar-se sobre a plataforma de um vagão. A memória é redundante: repete os símbolos para que a cidade comece a existir.

Que venham todos!



O PSDB está animado com a possível decisão de Aécio Neves ser o candidato a vice na chapa tucana. Os caciques entendem que, com a confirmação de Aécio, esmagarão Dilma nos dois maiores colégios eleitorais do país, tendo a vitória como certa. Caso não seja o vice, Aécio disputaria uma das vagas ao senado federal, e manterá um palanque no estado para serra.
Bem avaliado, o ex-Governador está sendo visto como um coringa para a maioria dos tucanos, que torcem fervorosamente por sua opção à formação de uma chapa "puro sangue".
Ao meu ver, não fará diferença alguma esta formação. Aécio apoiará Serra de qualquer forma, e o resultado em minas não deverá sofrer nenhuma mudança brusca. Em solidariedade a oposição, eu até prefiro que ele seja o vice. Com isso, espero que seja elevado o nível dos debates. E vejo, também, que a oposição não tem outro nome competitivo a disposição neste momento.Quem sabe não poderia ser Efraim Moares?!


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Depois do susto, ação!


Tomei conhecimento do acidente, que aconteceu no último fim de semana, na BR232, no trecho que liga a cidade de Tacaimbó a Belo Jardim, envolvendo a Vereadora Claudiane Alves. Felizmente não aconteceu nada com a vereadora, que tratou de apresentar imediatamente, na câmara, um requerimento para que o DNIT cuide melhor da rodovia.
Gostaria de parabenizar a vereadora e todos os vereadores favoráveis ao requerimento, e pedir o uso de igual empenho na fiscalização das nossas ruas. É impressionante a quantidade de ruas esburacadas e sem sinalização existentes em Belo Jardim. Espero que a câmara cumpra seu dever, e mantenham a coerência, exigindo da prefeitura uma ação urgente nas vias públicas, antes que aconteçam acidentes que possam trazer danos irreversíveis.

Todas as fichas...



O DEM está apostando todas as suas fichas na reeleição do Senador Maciel. Os líderes do partido, Mendonça Filho e o próprio Maciel, enxergam que a única saída para a sigla, no estado, é a representação dada pelo senador. A última pesquisa encomendada pelo DEM, mostra que Maciel lidera com uma vantagem de apenas dois pontos percentuais diante o segundo colocado, Humberto Costa (PT). Em terceiro lugar está o Deputado Federal Armando Monteiro, que tem forte inserção no eleitorado direitista do estado, e pode vir a prejudicar a candidatura, dada como eleição certa, do Senador.

Por fim, o sinal de alerta já está aceso, afinal a campanha pra valer (como disse Jarbas) ainda não começou, e existe uma grande chance de Marco Maciel não obter êxito desta vez.



Pesquisa :

Maciel 51%

Humberto 49%

Armando 29%




terça-feira, 18 de maio de 2010

Corrida ao Campo das Princesas


Foi divulgada uma pesquisa de intenção de votos para as eleições que acontecerão neste ano. Realizada pelo IBOPE, são apresentados os seguintes dados:


- Eduardo Campos 55%


- Jarbas Vasconcelos 31%


Uma diferença de 24% favoráveis ao atual governador, o que lhe dá uma certa tranquilidade.
Por sua vez, Jarbas deu uma declaração onde afirma que "A campanha ainda não começou pra valer". Ora! Desde que anunciou sua candidatura ao governo, Jarbas vem em permanente caminhada em busca de apoio, fazendo corpo a corpo, etc.
O governador é que parece não se preocupar com as andanças do opositor. Afinal, foi feito um alarde em torno do nome de Jarbas... e um resultado desse... é pra relaxar mesmo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Parabéns!!!


Faço questão de registrar o nascimento de Williane, primeira filha do meu amigo/irmão Marquinhos Federal e Wailma.
Desde já recebam os meus parabéns, e meus desejos de felicidades. Que Deus abençoe esta menina, e que ela possa ser mais uma em defesa do bem!!!

Adeus Serra!!!



Mídia demotucana tem uma trabalheira danada pela frente esta semana.Pela ordem, precisa desconstruir:
a) a conquista histórica da diplomacia brasileira no acordo nuclear com o Irã;
b) a vantagem de Dilma sobre Serra na pesquisa Vox Populi de sábado (37% X 34%)
c) a vantagem de Dilma sobre Serra na CNT/Sensus desta 2º feira (35,7% X 33,2%)
d) a vantagem de 15 pontos na soma dos votos espontâneos atribuídos a Dilma e Lula contra Serra, nos levantamentos tanto da Vox Populi quanto da CNT/Seusus;
e) aprovação recorde da população ao Presidente Lula, que passa de 81,7% em janeiro para 83,7% agora;
f) salto de 75% nas vendas de imóveis residenciais no país no 1º trimestre;
g) criação recorde de empregos em abril...
Vamos lá, petizes do Datafolha e da pag. 2, força!

Fonte: Carta Maior





O Governador, Eduardo Campos, parece calmo com a empreitada que tem pela frente. Ao menos na mídia, Eduardo não demostra nenhum tipo de preocupação com a candidatura de Jarbas. Insiste no discurso de "só fazer campanha no tempo estabelecido pela justiça". Mas, essa demora nas definições de campanhas acabam deixando em uma posição desconfortável alguns partidos da base de apoio ao governo. A busca por apoio, por parte dos pré-candidatos, já começou, mas somente aqueles que estão muito bem organizados, financeiramente, terão condições de manter-se firme nessa busca. Mesmo sem nenhum tipo de publicidade, no momento, existem gastos necessários para as andanças em todo o estado. Há também a preocupação da formação das coligações, afinal, sendo lançado um chapão, por parte dos governistas, as desistências serão consideráveis, ou seja, ninguém irá servir de calda para os escolhidos do Governador.


domingo, 16 de maio de 2010




De José Serra, na RBS, 06-05: 'Eu não (receberia nem visitaria) o presidente Mahmoud Ahmadinejad' . Lula recebeu, visitou, negociou. E segundo a Reuters, em despacho domingo à noite, conseguiu um acordo para preservar a soberania iraniana no uso pacífico da energia nuclear ,ao mesmo tempo em que reduziu a tensão mundial contribuindo para pavimentar o caminho da paz no Oriente Médio.

Fonte: Carta Maior


sexta-feira, 14 de maio de 2010

A partilha...




Nesta última semana pude observar que os dois Coronéis da nossa cidade estão um pouco apreensivos. Ambos estão diante de um afastamento de importantes Peões ( em diferentes circunstâncias).
O problema se torna maior porque, além de reinvidicarem sua parte nas terras, os (ex) fiéis soldados exigem a distribuição da boiada.
A demarcação já está sendo feita de forma aberta. Estamos vendo serem levantadas cercas de papelão e arames de papel, pois eles acreditam que a boiada jamais estourará. Eles tem a segurança de que, ao toque do berrante, todo o gado entrará em fila indiana e mugirá exaltando o senhor de suas terras.
Seria comico caso não fosse trágico, mas é assim que somos tratados e negociados pelos poderosos da nossa cidade. Eles nos tratam como serem sem capacidade de escolha, sem vontade própria, estando alertas ao suave toque do berrante.
Até quando isso vai acontecer? Quando vão nos respeitar?
Eu sei! Quando nos fizermos respeitáveis. No dia que deixarmos de agir como boiada.

quinta-feira, 13 de maio de 2010




"A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1.º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2.º: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém."


Recuerdos: Maio de 2006 -- a polícia tucana e o PCC promovem um banho de sangue em SP e instituem toque de recolher na maior cidade da América Latina. Entre os dias 15 e 20, 493 pessoas foram assassinadas nas ruas da capital, sobretudos nas periferias pobres, a maioria absoluta executada pela polícia em represália descontrolada aos ataques do PCC a delegacias e quartéis. Foram mortos 475 homens e 18 mulheres, média de 5,8 tiros cada um. 62% das vítimas tinham entre 21 e 41 anos. Apenas 9,87% dos disparos foram feitos nos membros inferiores. Os alvos principais foram tórax, cabeça, abdome. Quatro anos depois, São Paulo vive um novo recorde de mortes em ações policiais sob o governo José Serra: no 1º trimestre deste ano a PM matou 40% mais do que em igual período de 2009: 146 mortos. O número de furtos caiu, mas o total de assassinatos na capital cresceu 23% no período: 376 pessoas mortas. Serra diz que,eleito, vai criar um ministério da segurança pública para conter a violência. Por que não fez isso no seu governo em SP? Como disse o Presidente Lula ontem, no SBT: 'O Serra agora está sabendo tudo que ele não sabia quando estava no governo. Eu acho isso extraordinário'.

Fonte: Carta maior

13 de maio.


Hoje "comemoramos" a assinatura da Lei Aurea. Esta lei foi feita no intuito de abolir/acabar com a escravidão em nosso país. Até então as pessoas (negros) eram tratados de forma desumana, como se fossem seres sem espírito e desprovidos de quaisquer tipo de inteligência ou emoção. Eram submetidos a todo tipo de atrocidades e pervecidades, além de trabalharem a troco de nada.
Não tinham direito a educação, moradia, salário, saúde. Serviam unicamente para atender os interesses dos poderosos.

Afinal, após esta lei, notamos o real fim da escravidão? Ela serviu para pôr em liberdade todos os negros ou incluir em condições de igual precariedade todas as outras raças?

terça-feira, 11 de maio de 2010

Serra X Miriam Leitão


Os aracnídeos são artrópodes, mas não possuem antenas. Possuem duas quelíceras, partes semelhantes a mandíbulas com a forma de pinças ou de pontas. Algumas vezes as quelíceras estão ligadas a glândulas venenosas. A reprodução envolve complicadas danças nupciais, em que o macho deve ser devorado pela fêmea, que em geral é maior, mais poderosa e o subjulga. O aracnídeo-porta-voz-mór do sistema financeiro, Miriam Leitão, perguntou ao aracnídeo-candidato do conservadorismo brasileiro --em entrevista à rádio CBN/Globo em 10-05-- se ele acumularia o cargo de Presidente do país e o do Banco Central, em venenosa defesa da 'autonomia do BC'. Aspas para Míriam Leitão: ML - "A grande dúvida na economia é se o senhor vai respeitar a autonomia do BC ...A sensação que se tem é que, se por acaso o senhor for eleito, vai ser também o presidente do BC. Queria saber isso..." O aracnídeo demotucano, José Serra, destemperou e insinuou que a interlocutora era uma lobista das finanças.Aspas para JS- "...Espera um pouquinho(...) é brincadeira de que eu eleito presidente da República vou ser presidente do BC. É desejo de criar outros problemasl. Todo mundo que me conhece sabe que eu não vou virar a mesa coisa nenhuma( ...) ML - "Deixa eu completar a minha pergunta (...) JS - "Espera um pouquinho. O Banco Central não é a Santa Sé. Você acha isso, sinceramente, que o Banco Central nunca erra? Tenha paciência. ML - "Governador, deixa eu fazer a minha pergunta. JS - "...Agora, de repente, monta-se um grupo que é acima do bem e do mal, que é o dono da verdade e que qualquer criticazinha já vem algum jornalista, já vem o outro e ficam nervosinhos (...) você e o pessoal do sistema financeiro podem ficar absolutamente tranquilos que não vai ter nenhuma virada de mesa....ML - " Governador, deixa eu fazer a minha pergunta (...) JS-. "O que você está dizendo, Miríam, você vai me perdoar, é uma grande bobagem(...) a posição de que, quando há condições para baixar a taxa de juros, o BC não baixa, está certo (é) uma posição muito surpreendente do ponto de vista dos interesses do Brasil...' O aracnídeo-midiático-geral, 'O Globo', deu o troco hoje publicando uma foto ridícula do aracnídeo José Serra tropeçando numa escada rolante na 1º pág. Tipo: comporte-se, rapaz, você é o aracnídeo subalterno deste balé eleitoral.


Fonte: Carta Maior

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Esse santo quer reza!!!



Outra figura que está sempre aparecendo por Belo Jardim é o Pr. Peter Miranda (PRTB). Ele será candidato a Deputado Estadual e já está caminhando por nossa cidade em busca de apoio. Seu nome já vem sendo trabalhado por um grupo de pessoas, que já promoveram alguns eventos com a participação do Pastor. Eu, particularmente, não conheço este cidadão e nã sei do seu histórico político, sei que ao seu lado existem pessoas boas e bem intencionadas, mas existem alguns "ministros" que são figuras repugnentes, ao meu ver, em nossa cidade, pessoas que estão interessadas a vender votos e lucrar com uma votação pífia que o darão.
Ao que parece, o pastor é um homem pacato, simples, defensor de valores como: família, educação, segurança etc. Acredito que devamos abrir espaço para ouví-lo e ver quais suas intenções caso seja eleito. Nossa cidade é carente de representantes comprometidos. Quem sabe ele conquiste um lugar neste meio, que está completamente defasado?!!!

"Represento um grupo".



Estive conversando com o Verador Valdemir Cintra, e ele se mostrou muito animado com a campanha deste ano. Com a candidatura do Senador Jarbas, o Governador não poderá se dá o luxo de perder apoios, e Armando já sinaliza simpatia pela candidatura do petebista. Valdemir é enfático ao reafirmar: "represento um grupo".

A situação de Valdemir não é tão fácil, mas, com a inoperância de Cintra Galvão, ele começa a aparecer mais como candidato da oposição, já que não se fala em outros nomes.

17º Noite da poesia popular.



A noite da poesia popular foi um sucesso. A população compareceu em massa, mostrando que em Belo Jardim, diferente do que muitos pensam, as pessoas gostam e prestigiam eventos que exaltem o que nossa região tem de bom pra mostrar.

Gostaria de parabenizar o Vereaador Valdemir Cintra, que semrpe esteve a frente de movimentos que valorizam a nossa cultura.

domingo, 9 de maio de 2010

Dia das mães!


Ela sofreu, trabalhou, batalhou, casou, separou, casou novamente.

Ela me questiona, me critica, me instiga, me confronta e interroga, me elogia, me entende, compreende, me anima, incentiva, me aconselha e orienta.

Ela quer o melhor pra mim, e me dá o que tem de melhor.

Caso eu caia, ela me levanta.

Se fraquejar, ela me dá forças.

Se estiver machucado, ela cuida das minhas feridas.

Podendo, ela me daria o mundo.

Além de ter me dado a vida, daria a dela por mim.

Ela me ama!

Já eu... Sei que não sou o filho perfeito, mas sei que tenho a mãe perfeita!

Ela se chama Maria das Dores, ou melhor, Dorinha.

Parabéns pelo seu dia... E muito obrigado!


sexta-feira, 7 de maio de 2010

A verdadeira face.




Tudo indica que um rastro de confusão e maus bofes será a marca principal que o candidato demotucano deixará pelo país nessa campanha presidencial que mal inicia. Não se trata propriamente de uma novidade. Serra, teu nome é desavença, não é uma frase eleitoral, mas uma condensação biográfica. Em apenas dois dias, o enxofre dessa tradição reconhecida até pelos amigos mais próximos da academia, espalhou um clima ruim em duas capitais brasileiras.Na quarta-feira, em entrevista à RBS, em Porto Alegre, o tucano não se conteve. Mostrou a face agressiva ao destratar a entrevistadora -- repita-se, da R-B-S, a Globo gaúcha. Motivo? Uma pergunta sobre o mensalão tucano em Minas e o seu congênere, Demo, em Brasília. O queixo duro de javali contrariado se sobrepôs ao olhar dissimulado de peixe morto. Como costuma fazer por telefone aos donos de jornais, Serra não tardou a disparar uma suspeita em tom acusatório, endereçada diretamente aos patrões da moça: ‘partidarizada'. No dia seguinte, ao chegar a um debate em Belo Horizonte, de novo foi o centro de conflitos. Não era a origem, a motivação, mas aquilo que ele simboliza com requintes de antipatia catalisou a ira de 200 professores em greve. Precisaram ser contidos a cacetadas, gás pimenta e truculência para não se aproximarem do representante demotucano. Sem condições de entrar pela porta da frente do recinto, Serra escafedeu-se pela garagem, sob escolta policial. Não se trata de amplificar ruídos menores em uma disputa maior. Eventos agressivos são corriqueiros numa carreira feita de golpes baixos, sabotagens de bastidores, intrigas, dossiês falsos e animosidade, incontida animosidade contra sindicatos, movimentos populares adversários ou amigos que se oponham a uma obsessiva ânsia de poder unipessoal. A pergunta que não quer calar é: pode alguém com esse recorte autoritário e arestoso, alguém com esse talhe de caráter --que tem por trás FHC e não Lula-- ser presidente de todos os brasileiros, cargo indissociável da negociação, da tolerancia e da capacidade de compor e aglutinar?



Fonte: Carta Maior

É melhor prevenir!!!



Sergio Guerra decidiu disputar o cargo de Deputado Federal, desistindo da reeleição ao Senado, dizendo que ajudaria mais o estado sendo coordenador da campanha de Serra.

Na verdade, Guerra está dano um tiro no claro querendo acertar no escuro. Ele sabe que disputando e eleição pra deputado será eleito, já tentando o Senado a coisa complica. Ele está com medo de perder, sabe que isso iria acontecer. Temos um cenário que aponta favorável a Humberto Costa, a outra vaga será disputada por Armando e Maciel, por isso o medo e a covardia de Guerra. Eu gostaria de ver a “União por Pernambuco” toda montada com a chapa encabeçada por: Jarbas, Mendonça, Marco Maciel, e Sergio Guerra. Aí eu queria ver a resposta dada pela população.

Em contrapartida, se Serra fosse eleito Guerra teria um ministério garantido.